Alice Game
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Simbologia da história.

4 participantes

Ir para baixo

Simbologia da história. Empty Simbologia da história.

Mensagem  Kaoru Dom Jan 30, 2011 11:44 am

Procurei na sessão sobre a série RM algum tópíco que falasse sobre a mesma teoria que eu tenho, mas nao achei, bem, sou novato aqui, entao se isso ja for algo velho, por favor tenham piedade da minha estupidez T__TT

Qual é a idéia por trás do Alice Game, das Rozen Maidens, qual o papel do Pai e do seu aprendiz? E Laplace?
Acho que nao seria forçar demais a barra se formos tentar encontrar simbologia na história de Rozen Maiden, ainda mais porque acho que ela dá dicas demais sobre tal.

Não sei se isso é algo que todo mundo ja acha, e que no final de ter lido vão dizer "sim mas e oque tem de novo nisso? ¬¬¬" Como ja disse sou novato, nao conheço ninguem e a nada .;X

Enfim, sem mais delongas, vamos aos meus achares.



O pai das bonecas, Rozen, é visto como uma pessoa extremamente bondosa, com poderes mágicos, um criador, um artista. Ele poderia ser Deus, o todo poderoso.
O artista Deus queria criações perfeitas, belas, filhos iguais a ele, sua imagem e semelhança. Ele queria Alices, e por isso fez suas bonecas, as Rozen Maidens, tentando conseguir isso. Porém, é impossivel encontrar a perfeição em cada boneca, elas simplesmente nao são perfeitas, todas tem suas ambições, defeitos, diferenças, nenhuma era sua "Alice". Oque ele fez? As jogou nun mundo de provações, incertezas, e deu a elas apenas um "objetivo", que seria ser Alice. Vão para o mundo real, virem Alice.

As RM nao passam de humanas, pessoas como nós mesmos. Todos nós somos imperfeitos e tentamos ser cada vez melhor na vida, progredir, queremos ser Alices. Muitos acreditam que se formos boas pessoas um dias vamos ter nosso descanso em paz eterna, vamos "viver com nosso pai". O problema é que nós humanos somos errados por natureza, nós escolhemos as piores maneiras de tentar nos darmos bem, escolhemos os meios mais dolorosos de sermos Alice, nós nos matamos e nos destruimos. Nós jogamos o Alice Game, quando na verdade existe um outro modo de ser Alice - Rozen disse isso.
Alice game nao é nada mais que uma provação. A boneca que matar a todas suas amigas e irmãs para tentar ser perfeita nunca irá ser Alice, isso nao é ser Pura.

O aprendiz de Rozen, o invejoso que quer ser melhor que ele, quer supera-lo. Ele é o diabo. satanás, lúcifer, qualquer nome engraçado que exista para chamarmos ele. Sim, ele é o tinhoso. Ele era um anjo, uma pessoa com o dom de criar as bonecas de Rozen, ele estava aprendendo suas artes, mas sua ambição era maior ainda e ele não aceitou ficar como sua sombra. Ele se rebelou, e fez sua propria boneca apenas para afronta-lo. Barasuishou é uma peça muito importante nisso tudo, pois ela é a boneca que mostra todas as possibilidades (falhas) de ser uma rozen maiden. Ela é a tentação, ela faz suas supostas irmãs lutarem entre si, ela faz o sangue ser derramato, basicamente. Barasuishou é um peão nas mãos do diabo, que nos faz fazermos tolices tudo em prol do nosso proprio ego, mas todos nós sabemos que no final não dará em nada, a unica consequencia de tudo isso é nossa auto destruição, vamos acabar em pedaços em frente ao nosso pai.

Até mesmo Suigintou, a inperfeita, o "lixo", poderia ser Alice. Ela é a mais provada, como muitas pessoas no mundo são. Essas pessoas nascem com menos que as outras pessoas, mas isso serve apenas para fazer delas guerreiras, que devem lutar para vencer no final, elas precisam conquistar seus objetivos, nao terão nada de graça, nao serão Alice se forem covardes. Suingintou e as outras RM, todas elas tem suas fraguezas e seus defeitos, mas todas podem ser Alice, o problema é que elas são inperfeitas de mais para entenderem isso, pelo menos por enquanto. E é por isso que no final de tudo, elas continuam como sempre estão.

Kaoru
Kaoru
Zombie
Zombie

Masculino
Mensagens : 10
Idade : 33
Localização : São Paulo, capital.

Ir para o topo Ir para baixo

Simbologia da história. Empty Re: Simbologia da história.

Mensagem  Alice Seg Fev 07, 2011 6:54 am

Caramba, como ninguém comentou isso ainda?

Não me lembro de nenhuma comparação deste tipo. Eu mesma tinha feito umas comparações da estética e colocar o que significa e no que encaixa na história (no tópico de personagens).

Gostei muito da comparação, não tinha pensado nisso ainda. Uma frase que me marcou no anime, mas como faz um tempo que vi não tenho certeza mas a Shinku disse para o Jun indignado que elas tinham que lutar "Mas viver não é lutar?". Basicamente, a nossa luta diária para nos tornarmos melhores, alcançarmos nosso sonho lá foi passado para batalhas para elas alcançarem seus sonhos - porque acreditavam que assim que iriam conseguir. Talvez mostre a cagada que nós fazemos tentando alçancar objetivos.
Alice
Alice
Super Idol
Super Idol

Feminino
Mensagens : 4487
Localização : N-Field

http://ichigo-fujiwara.deviantart.com

Ir para o topo Ir para baixo

Simbologia da história. Empty Re: Simbologia da história.

Mensagem  TsuriBlackberry Ter Fev 08, 2011 8:55 pm

Kaoru, adorei a relação semântica que encontraste entre a história por detrás de Rozen Maiden e o nosso próprio modo de viver como humanos. De facto, concordo contigo quando falas que todos nós queremos ser perfeitos e bem-sucedidos, na esperança de conseguirmos obter a "salvação" ou simplesmente, para aqueles que não acreditam na vida depois da morte, um conforto/descanso ao chegar ao fim das suas vidas, satisfeito por todas as conquistas e vitórias que conseguiu em toda a sua vida.

Se analisarmos bem, todos nós já usámos "manhas" ou truques para conseguirmos aquilo que queriamos; os nossos objectivos. Desde copiar num teste só para ter boa nota, ou ultrapassar na fila para conseguir despachar-se mais rápido, entre outras coisas que poderia aqui mencionar. Por acaso, é engraçado como também já tinha feito uma associação parecida, mas nunca realmente tinha reflectido deste modo sobre ela. Sim, conhecia e admirava este grande lado "filosófico" que as PEACH-Pit criaram, mas nunca me tinha apercebido concretamente da ligação do papel de Rozen como Deus e das suas bonecas como nós, humanos.

E, sendo Deus uma figura incerta, pois apesar dos grandes crentes que existem no mundo, nem todas as pessoas acreditam e têm fé, também Rozen se apresenta como uma personagem pouco presente, quase irreal. As suas únicas manifestações foram nos últimos episódios de Rozen Maiden e em Ouverture, e mesmo assim nem o vemos totalmente.

Nesta linha, poderiamos também associar o Laplace ao Tempo, não é? Porque, se repararmos com atenção, todas as nossas acções e circunstâncias são feitas em função do tempo. Uma pessoa da Idade Média não poderia querer jogar computador, pois os conhecimentos que necessitava para perceber essa acção só seriam possíveis séculos depois, bem como o contrário. E o próprio Laplace vai tendo diálogos com as bonecas, tal como nós por vezes paramos um pouco nas nossas vidas e ficamos a pensar nos anos que passaram, no tempo que vivemos.


TsuriBlackberry
TsuriBlackberry
Guardian
Guardian

Feminino
Mensagens : 909
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Simbologia da história. Empty Re: Simbologia da história.

Mensagem  Sui Dorīmu Sáb Set 27, 2014 2:30 am

É meio difícil não acabar comparando o Rozen com a imagem que geralmente se tem de Deus, principalmente pelo jeito que as bonecas falam dele e pensam nele, parece muito mais do que simplesmente gratidão pelo cara que as fez. Ele parece mesmo sobrenatural e quase que de outra dimensão, outra realidade sei lá. E aquela coisa toda de artista que faz bonecas ressalta ainda mais isso. Todo artista é um criador.

Mas as similaridades vão acabando aí, porque o Rozen é um cara cheio das mancadas, isso de fazer as bonecas e soltá-las aí no mundo para se matarem é crueldade. Mesmo que essa não seja a verdadeira intenção, enquanto isso, no processo em que elas vão se autodescobrindo e aprendendo novas coisas e os novos meios de se tornar Alice, algumas acabam se dando mal no jogo. Então é meio que a um preço bem amargo. Fora que deixar a Suigintou feita pela metade e só dar uma Rosa Mistica depois (como na versão do anime) também é muita mancada. Simplesmente ele ter feito bonecas tão maravilhosas e tê-las largado, ou pior, deixado elas acreditando que precisam se quebrar umas as outras para se tornarem Alice, é muita frieza. O Rozen não parece estar acompanhando a evolução das bonecas que ama, pelo contrário, parece que ele só queria a Alice e como não conseguiu, vlwflw, boa sorte pra quem quiser tentar ser mesmo assim.

Agora o Enju eu nunca vi como o capeta não, hahaha. A imagem do pupilo que quer superar o mestre existe em muitas histórias, não chega a ser tão afronta assim, tudo bem que é arrogância de certa forma, mas comparar com o bicho já é meio pegar pesado xD

Lembrando que tudo isso que eu disse não é considerando o mangá, mas sim só o anime e pensamentos meus mesmo, porque o mangá é praticamente outra coisa, e cá entre nós, eu acho as filosofadas da PEACH-PIT muito confusas as vezes, parece que cada hora dizem uma coisa nas horas das filosofias... e no fim eu fico com aquela sensação que entendi nada hahaha
Sui Dorīmu
Sui Dorīmu
Zombie
Zombie

Masculino
Mensagens : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Simbologia da história. Empty Re: Simbologia da história.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos